Equipes de Brasil e França resgatam 17 corpos de ocupantes do Airbus
* Carlos Madeiro/UOL
De branco, o capitão-de-fragata Giucemar Tabosa, ao lado do tenente-coronel Henry Munhoz
Do UOL Notícias
Em São Paulo
* Reconhecimento das vítimas vai mobilizar perícia em Noronha, Recife, Rio e Brasília
O tenente-coronel da Aeronáutica, Henry Munhoz, afirmou em Recife (PE) que um total de 17 corpos e dezenas de destroços foram resgatados na área de busca pelo Airbus da Air France.
Nove corpos estão a caminho de Fernando de Noronha. Cinco vítimas que estão sendo trazidas são do sexo masculino e quatro do sexo feminino, de acordo com Munhoz. Na tarde de hoje, outros oito corpos foram resgatados pela fragata Ventose, da Marinha Francesa, de acordo com a Aeronáutica.
Por conta do avanço nas buscas, a previsão para a chegada dos corpos foi alterada mais uma vez - a expectativa é que eles cheguem a Fernando de Noronha nesta terça-feira (9). Eles estão sendo transportados pela fragata Constituição, que retornou hoje ao local das buscas para pegar mais corpos.
Segundo o tenente-coronel, o local onde estão sendo encontrados os corpos fica a 1166 km de Pernambuco, o que dificultaria a velocidade no traslado. "Esta distância corresponde a aproximadamente a distância entre São Paulo e Porto Alegre. Estamos fazendo o melhor para que esses corpos cheguem aqui o mais rápido possível", explicou.
Ainda segundo Henry, "a operação de buscas durará o tempo necessário para o resgate dos corpos e o maior número de destroços".
Os corpos serão recolhidos por um helicóptero e trazidos para Fernando de Noronha assim que a fragata chegar a um ponto a cerca de 300 km do arquipélago. De lá, serão levados pela aeronave Hércules C130 até Recife.
A identificação dos corpos, que será feita em Recife, é de responsabilidade das polícias Federal e Civil, de acordo com o tenente-coronel.
Sobre os destroços, Munhoz disse que "são peças consideráveis que permitem informar que são itens dessa aeronave (do Airbus)", e acrescentou que "as equipes de busca continuam priorizando o resgate de corpos".
Em nota divulgada na noite deste domingo, a Aeronáutica afirma que, além dos corpos, "dezenas de novos componentes estruturais da aeronave" já foram encontrados.
Para os próximos dias, a Aeronáutica afirma que "as buscas prosseguirão simultaneamente ao resgate dos variados componentes da aeronave já localizados". Nesta segunda-feira, o roteiro da operação será o mesmo, com o voo ainda na madrugada para rastreamento de pontos onde estariam os destroços.
Já a Marinha informa que os seis navios (um deles francês) continuarão nas buscas na região. A Aeronáutica confirma que 14 aeronaves e seis navios participam da operação
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial