França está pronta para vender submarinos e aviões ao Brasil, diz Sarkozy
12/02/2008 - 18h41
da France Presse, na Guiana Francesa
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse nesta terça-feira a seu colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que a França deseja vender submarinos convencionais e aviões de combate ao Brasil.
Após se encontrar com Lula na Guiana Francesa, Sarkozy disse que o projeto fazia parte de uma "parceria global" com o Brasil, que não se limitava a negociações militares.
O líder francês disse que a França está pronta para transferir tecnologia para o Brasil, vendendo submarinos e aviões de combate para o gigante sul-americano. "Eu disse ao presidente Lula que nós estávamos prontos para construir um de nossos submarinos Scorpene no Brasil", afirmou ele.
O Scorpene é um modelo de submarino francês não-nuclear. "Estamos prontos para organizar tranferências de tecnologia para que helicópteros e aviões de combate, principalmente o Rafale, possam ser feitos no Brasil", afirmou Sarkozy.
Por sua vez, Lula reiterou para Sarkozy que o Brasil está disposto a ajudar em qualquer esforço humanitário direcionado à libertação dos 40 reféns das Farc, incluindo a política franco-colombiana Ingrid Betancourt.
"Qualquer coisa que possamos fazer deve ser feita com a aprovação do governo colombiano", disse Lula.
Os dois líders se encontraram em Saint-Georges, perto do rio Oiapoque, que marca a fronteira entre a Guiana Francesa e o norte do Brasil.
Leia mais
- Lula se reúne com Sarkozy na Guiana Francesa
- Lula e Sarkozy discutem submarino nuclear e Farc
- Sarkozy lançará campanha contra garimpeiros brasileiros na Guiana Francesa
- Lula e Sarkozy discutem cooperação na área de defesa e biocombustíveis
Especial
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial