Morre o general Ivan de Souza Mendes, ex-Cmt. do 9. B.E.Comb (Aquidauana-MS) e último chefe do extinto SNI
ALFREDO JUNQUEIRA - Agencia Estado
Souza Mendes foi nomeado interventor da Prefeitura de Brasília logo após o golpe militar de 31 de março de 1964. Depois, serviu no Gabinete Militar sob ordens do general Ernesto Geisel - com quem seguiu para o gabinete da presidência da Petrobras no início da década de 70.
Promovido a general-de-brigada em 1974, comandou a 8ª Região Militar, em Belém. Ocupou vários postos de chefia e comando até ser nomeado, em março de 1985, ministro-chefe do SNI pelo então presidente José Sarney. Ficou no posto até o fim do governo e a extinção do órgão, em março de 1990. O general Souza Mendes deixa mulher e três filhas. Ele completaria 89 anos na terça-feira. Seu corpo será cremado no sábado.
Nota da Redação:
O General Ivan de Souza Mendes, como Tenente-Coronel comandou o 9. B.E. Comb. (Batalhão Carlos Camisão), tendo o então Primeiro Tenente Dentista Edson Nogueira Paim servindo sob seu comando, quando ambos foram membros do Lions Club de Aquidauana, sob a presidência de Tadau Arima.
Em 25 de agosto de 1983, a então Deputada Rosalda Paim, discursou na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), homenageando o Soldado Brasileiro, na pessoa do General Ivan de Souza Mendes, a quem qualificou como protótipo de soldado e cidadão
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial