quarta-feira, 30 de novembro de 2011


Casa popular pode ser erguida com ajuda do Exército

Projeto do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que pretende levar experiência no Rio para o país, será votado nos próximos dias


GABINETE SENADOR MARCELO CRIVELLA/DIVULGAÇÃO
cimento social
No “Cimento Social”, casa pré-moldada vem com móveis novos


Homens do Exército poderão ser acionados pelo Governo federal para construir casas pré-moldadas em vilas e favelas de todo o país. Um projeto nesse sentido do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) está tramitando no Senado Federal e deverá ser votado nos próximos dias.

O parlamentar é autor do projeto “Cimento Social”, iniciado há seis anos no Morro da Providência, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. “Em apenas três dias, o barracão velho é derrubado e uma nova casa é construída e entregue com todos os móveis”, destaca Crivella.

A Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu investir no projeto com a liberação de R$ 50 milhões para a construção e reforma de casas nos morros da Mangueira, Andaraí e Salgueiro. O senador acredita que os recursos vão beneficiar cerca de 5 mil famílias.

Segundo Crivella, metade do custo de construção de uma casa é referente ao material e o restante, à mão de obra. “Nessas construções, voluntários das comunidades ajudam e acabam aprendendo a trabalhar como pedreiro, pintor ou eletricista”, explica o senador.

Além de melhorar a qualidade de vida das famílias, o parlamentar afirma que o “Cimento Social” ajuda no combate à dengue. A cobertura do segundo andar das residências é de telha, o que evita o acúmulo de água, eliminando os criadouros do mosquito transmissor da doença.


Em seis anos, o projeto garantiu a construção de cerca de 120 casas e a reforma de outras 30. “As favelas são uma tragédia social com falta de saneamento que atrai doenças, além do medo da violência”, diz Crivella.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial