quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Saito diz que frota da FAB está sucateada

BRASÍLIA - Em depoimento reservado ontem à Comissão de Relações Exteriores da Câmara, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, revelou que a frota de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) está sucateada. Segundo Saito, a FAB tem hoje 719 aparelhos, dos quais apenas 267 têm condições de voar. Outros 220 estão parados no parque de manutenção da Aeronáutica e 232 não podem se mover por falta de peças - apenas 37,1% dos aviões da Aeronáutica funcionam, normalmente.

As informações dadas por ele foram repassadas pela deputada Luciana Genro (PSOL-RS), que assistiu ao depoimento secreto do comandante da Aeronáutica. No testemunho, Saito disse ainda que o plano de revitalização de equipamentos da FAB está atrasado.

"O brigadeiro explicou que o plano deveria ser concluído este ano, mas que só vai acabar em 2012, porque a alocação de recursos orçamentários para a FAB é insuficiente para a compra de novos equipamentos. De acordo com o comandante, o contingenciamento de recursos não é o maior problema da Aeronáutica", disse Luciana.

A segunda etapa de revitalização da FAB, que começa em 2008, só terminará em 2019. Saito fez um apelo aos parlamentares para que eles apresentem emendas ao Orçamento de 2008 destinando recursos para a FAB. No depoimento, o comandante afirmou ainda que hoje o Brasil é o terceiro país na América Latina em termos de aviões de caça e de ataque.

O primeiro lugar é ocupado pelo Peru. "Mas o brigadeiro contou que a Venezuela está fazendo uma compra grande e que, em breve, ocupará o primeiro lugar. O Brasil ficará então na quarta posição em termos de aviões de caça e ataque", afirmou a deputada do PSOL do Rio Grande do Sul.

Durante o depoimento, Saito reclamou também dos baixos salários das Forças Armadas. Ele disse que a remuneração dos militares "está extremamente defasada" em relação a outras carreiras típicas de Estado.

Segundo o comandante, os chefes das três Forças apresentaram ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, uma proposta de melhoria salarial para a categoria. A expectativa dos militares é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conceda o aumento para as Forças Armadas até o fim deste ano.

Fonte: Extra Globo

http://www.tribuna.inf.br/noticia.asp?noticia=politica10

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial