Lacerda: Jogaram o povo contra o Exército e o Exército contra o povo
Este blog registra acontecimentos relativos às Forças Armadas do país e à família militar. A sua designação representa uma homenagem ao jornalista Batista de Paula que, durante muitos anos, manteve uma coluna, com este nome, no Jornal Ùltima Hora, de grande repercussão no meio militar.
Novas atrocidades e mais de 600 prisões
Mais de seiscentas pessoas foram levadas ontem para o Forte de Copacabana, ao deixarem os cinemas da Zona Sul. A onda recorde de prisões começou no Cine Metro, onde o público vaiou o documentário oficial do governo. O gerente chamou a Polícia e provocou a expedição militar. Essas medidas repressivas culminaram numa série de violências, iniciadas às portas da Candelária, logo após a missa (às 11:30 horas), celebrada em sufrágio da alma de Édson Luís de Lima Souto.
Após uma tarde marcada por movimentação de tropa e o espetáculo do aparato militar nas principais ruas e praças da cidade, bombas de gás lacrimogênio, carga de cavalaria e a ação dos cassetetes voltaram à Praça Pio X, onde o dispositivo policial militar voltou a se atirar sobre os estudantes que deixavam a nave da Igreja, após a segunda missa por seu colega morto, protegidos por 12 dos 17 sacerdotes que haviam coadjuvado d. José de Castro Pinto, arcebispo-auxiliar do Rio de Janeiro.
Pouco antes, a Rádio Jornal do Brasil havia sido retirada do ar. Hoje é feriado escolar em toda a Guanabra. Em São Paulo, o bispo de Santo André saiu à frente da passeata dos 100 mil. A situação continua tensa em Brasília. Mas o governo desistiu, em princípio, da adoção do estado de sítio.
Lacerda: Jogaram o povo contra o Exército e o Exército contra o povo
"Conseguiram fazer exatamente o que eu temia; jogar o povo contra o Exército e o Exército contra o povo" - disse o ex-governador da Guanabara, sr. Carlos Lacerda, ao comentar os últimos incidentes entre estudantes e as Forças Militares estaduais e federais. E acrescentou somente um milagre democrático poderá unir novamente as Forças Armadas ao povo".
Referindo-se à posição do governo federal em conter, pela força, as reivindicações estudantis, salientou o sr. Carlos Lacerda que "enquanto nos Estados Unidos, Lindon Johnson, cede na França, De Gaulle cedeu no caso da Argélia - na Tcheco-Eslováquia, os comunistas também cedem, no Brasil, o governo do marechal Costa e Silva responde às justas reivindicações não só do povo como também de todos os brasileiros, com balas de fuzis e violências de todas as ordens".
Seleção-força no Paraguai
São Paulo (Sucursal - S. Press) - Os paraguaios querem jogar com a Seleção Brasileira pela "Taça Osvaldo Cruz" no correr do mês de agosto, isto é, dentro da segunda quinzena. As duas preferidas são quinze e dezoito. O coronel Fernando Decamille presidente da Liga Paraguaia de Futebol, que acompanha a delegação do Guarani, que está disputando a "Libertadores da América", no grupo dois, e que jogou na noite de ontem, contra o Palmeiras, contou aos repórteres, que os seus entendimentos com o presidente da CBD, sr. João Havelange, já vão adiantados e parecem acertados.
Deseja o coronel Decamille, que o Brasil se apresente com a sua força máxima na próxima disputa, pois os paraguaios desejam ver os cobras da Seleção Nacional, mormente, porque ela será uma idéia da força brasileira para a Copa do Mundo de 1970.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial