quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Forças Armadas desembarcam nas eleições do Rio em até 7 dias

Carolina Acosta - FM PAN de Aquidauana - MS

As tropas federais convocadas para atuar nas eleições municipais do Rio de Janeiro chegarão à cidade em até uma semana, disse na quinta-feira o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

A Justiça Eleitoral pediu a presença das forças federais no Rio de Janeiro depois que traficantes de drogas e integrantes de milícias impediram candidatos de fazer campanha. Jornalistas também foram intimidados por criminosos ao acompanhar os políticos.

"Em até sete dias nós estamos em campo", afirmou o ministro em entrevista a jornalistas depois de se reunir com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Ayres Britto.

Segundo Jobim, serão mobilizados por dia entre 450 e 900 integrantes do Exército, Marinha e fuzileiros navais. As tropas serão móveis e ocuparão as localidades definidas pela Justiça Eleitoral de forma temporária. Se a estratégia adotada fosse a da "onipresença", argumentou o ministro da Defesa, seriam necessários 30 mil homens, o que seria "inviável".

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) definirá o calendário e as regiões prioritárias a serem ocupadas pelas Forças Armadas. O TRE-RJ já apontou 17 regiões que considera os principais focos de tensão.

Já o TSE e o Estado Maior da Defesa definirão nos próximos dias quais serão as "regras de engajamento" dos soldados. Ou seja: quais os limites de atuação da tropa, se ela poderá participar de tiroteios ou realizar prisões. O Exército coordenará o esforço das Forças Armadas.

Uol

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial